Recuperação Dependentes Químicos, Alcoolismo e Depressão
Clínica com 38 anos de experiência na reabilitação de dependentes químicos, no tratamento do alcoolismo e depressão.
Ligue (11) 4414-5577
Ou preencha o formulário abaixo

A Clínica de Reabilitação Maxwell é considerada referência em tratamento contra a dependência química, alcoólica, depressão e outros problemas considerados psicológicos. A Metodologia Maxwell de tratamento preza, em primeiro lugar, pelo respeito ao paciente e sua individualidade, permitindo que sinta-se parte da sociedade, em vez de condicioná-lo ao isolamento.

Não consideramos o isolamento como o método mais adequado para o tratamento do dependente químico em reabilitação, ou para pacientes de depressão, ansiedade etc.

É preciso preparar o paciente para encarar seus problemas a partir de uma abordagem madura, consciente e confiante isento de contenção medicamentosa ou mecânica (isolamento).

Por acreditarmos que a dependência de drogas, por exemplo, é, no geral, resultante dos fenômenos sociais e até familiares que acontecem entre o 0 e 15 anos de idade, viabilizamos uma estrutura de micro-sociedade, como se fosse um pequeno município, onde cada munícipe ou comunitário viveria papéis existentes dentro de uma pequena sociedade. Exemplo: jornalista, repórter, radialista, garçom, professor de natação, recepcionista, prefeito, secretário de esportes, secretário de atividades sociais da casa, discotecário, ator, enfim, considerando as limitações, tudo o que poderia existir dentro de um pequeno município.

A tentativa de reprodução de uma macro-sociedade envolve todo o ambiente do hospital, incluindo as pessoas que nele trabalham. Procuramos afastar o máximo possível a imagem “hospitalar”, oferecendo ao paciente um ambiente físico favorável à execução e atividades sociais, culturais e esportivas. A esse ambiente é que chamamos socioterapia, que nada mais é que uma forma psicoterápica de abordagem.

Objetivo

O principal objetivo da metodologia de tratamento da Clínica Maxwell é colocar em plano de igualdade a equipe técnica e a população de pacientes, ao invés de trabalharmos sob um sistema de hierarquia imposta.Metodolodia Maxwell - Ajuda

Esta é uma ação terapêutica a ser alcançada onde cada um vai em busca do seu papel, vivendo e discutindo as contradições em um campo seguro e democrático.

Fazemos da Maxwell uma imitação da macro-sociedade para que o paciente seja “treinado”, reeducado e recodificado para viver em uma macro-sociedade real. A metodologia Maxwell de tratamento tem um cunho muito educacional, procurando impor responsabilidades, limites, regras e disciplina a quem normalmente apresenta essas dificuldades. Procuramos promover condições para que o paciente assuma responsabilidades, desenvolva a afetividade, integre-se a família e a sociedade.

São essas as metas a serem alcançadas durante a internação, procurando uma vida mais humana possível para não nos afastarmos do respeito pelo homem.

Nossa Equipe

Trabalhamos com uma equipe técnica à proporção de 3 profissionais para cada paciente 24 horas por dia, compreendendo:

  • Psiquiatras
  • Psicólogos
  • Enfermeiros

Além de outros profissionais que trabalham sempre em prol da saúde de nossos pacientes:

  • Terapeutas ocupacionais
  • Assistentes Sociais
  • Educadores físicos

Também estão à disposição do paciente uma equipe operacional composta por:

  • Chef de cozinha
  • Governanta
  • Recepcionistas

E para que as atividades sejam implementadas de forma adequada, contamos com professores de artes, coral, música e teatro.

E uma equipe administrativa que conduzem o tratamento do paciente de forma técnica e científica.

O tratamento é dinâmico. A todo momento o paciente em reabilitação participa de atividades terapêuticas e reavalia sua condição auxiliado pela equipe técnica.

O papel da equipe é de facilitador no processo, o paciente é o protagonista de seu tratamento.

Estamos sempre prontos para atendê-lo. Ligue agora! – (11) 4414-5577

O Tratamento

  • Inicialmente, procuramos esclarecer ao paciente dependente químico, no que chamamos de reunião dos novos, a dinâmica do processo do tratamento e do processo psicoteraupêutico a que se submeterá.
  • Em seguida, o paciente será encaminhado a um dos Grupos Operativos e durante todo o tempo em que estiver conosco, propiciaremos a ele um “viver aprendendo”, buscando um amadurecimento emocional através de um conjunto de atividades como forma terapêutica.
    Dispensamos uma atenção para que as atividades não se tornem apenas uma mera ocupação de tempo, mas sim uma forma de aprendizado em todo o seu sentido.
  • Na última etapa do tratamento, os pacientes iniciam o processo de ressocialização, no qual o paciente em tratamento de reabilitação da dependência é gradativamente reintegrado à sociedade, sob monitoria que visa ajudá-lo a encarar os problemas que são encontrados na sociedade que provavelmente contribuíram ao uso contínuo das drogas e do álcool.

A Família

O trabalho com a família é considerado de importância vital para o a evolução do tratamento, pois na dependência química ou na depressão a família também adoece. É preciso ter ciência de que um dos fatores que pode levar à dependência química é a desestrutura familiar.

Em nossa estrututa terapêutica, oferecemos a oportunidade aos familiares de participar ativamente no tratamento da pessoa querida, podendo inclusive ficar em conjunto com o paciente na clínica durante todo o período de internação.

“Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem!”Lao-Tsé (importante filósofo da China antiga)

Fale com a Clínica Maxwell – (11) 4414-5577