Ansiedade, preocupação e estresse fazem parte da vida da maioria das pessoas hoje. Mas simplesmente sentir ansiedade ou estresse por si só não significa que a pessoa precisa de ajuda profissional, ou tem um transtorno. Na verdade, a ansiedade é um sinal de aviso necessário de uma situação difícil ou perigosa. Sem ela, não é possível se prevenir para enfrentar as dificuldades que poderão vir pela frente e preparar-se para elas.

É interessante saber que a ansiedade só se torna uma doença quando os sintomas tornam-se crônicos e interferem em nossas vidas diárias e nossa capacidade de função.

É normal algumas pessoas sentirem-se ansiosas diante de uma situação, como uma entrevista de emprego, um exame difícil, ou um encontro às cegas. Mas, se as preocupações e medos representarem angústia e interferirem na vida diária, essas pessoas poderão ter indicação de transtorno de ansiedade.

Há diferentes tipos de transtornos de ansiedade e, hoje em dia, existem muitos tratamentos eficazes e métodos de autoajuda. Depois que a pessoa passa a entender sobre o transtorno de ansiedade, é possível tomar algumas medidas que poderão reduzir os sintomas e fazê-lo recuperar o controle da vida.

Tratamento da ansiedade

A Clínica Maxwell trabalha no tratamento para a ansiedade há mais de 38 anos e entende que são muitos os fatores que podem influenciar para ocasionar este tipo de transtorno.

O foco é ajudar o paciente a enfrentar o transtorno de ansiedade de forma madura e procurar entender a raiz do problema.

Diante desse panorama e com a aceitação do paciente, prosseguimos com a internação para o tratamento do transtorno de ansiedade, seja ele qual for, seguindo os procedimentos:

• Procuramos esclarecer inicialmente, no que chamamos de Reunião dos Novos, a dinâmica do tratamento e do procedimento psicoterapêutico a que o paciente será submetido.
  • Após esclarecimentos, o paciente será encaminhado a um dos Grupos Operativos e durante o período em que convivermos juntos, propiciaremos um “viver aprendendo”, buscando o amadurecimento emocional através de um conjunto de atividades como forma terapêutica.

Transtornos de ansiedade – Entenda o que é

A ansiedade é a resposta natural do corpo ao perigo, um alarme automático que se aciona quando a pessoa sente-se ameaçada, sob pressão, ou enfrentando alguma situação estressante.

Com moderação, a ansiedade nem sempre é uma coisa ruim. Na verdade, ela pode ajudar a pessoa a ficar alerta e focada, estimulá-la à ação e motivá-la a resolver problemas. Mas quando a ansiedade é constante e prejudica, de alguma forma a pessoa ou quando interfere nos seus relacionamentos e atividades, ela deixa de ser funcional. A ansiedade passa de normal e produtiva para um dos transtornos de ansiedade.

Transtornos de ansiedade é um grupo de condições relacionadas. Ao invés de um único transtorno, eles podem ser muito diferentes e variam de pessoa para pessoa.

Um indivíduo pode sofrer de ataques de ansiedade intensa que chega sem aviso, enquanto outro entra em pânico só de pensar em estar numa festa com várias pessoas. Algumas pessoas podem lutar com um medo paralisante de dirigir ou incontroláveis pensamentos intrusivos. No entanto, outros podem viver em um constante estado de tensão, se preocupando com tudo e com qualquer coisa.

Atendimento 24 horas. Ligue agora – (11) 4414-5577

Sinais e sintomas de transtorno de ansiedade

Estes sinais são severos e incomodam o suficiente para fazer com que a pessoa sinta-se extremamente desconfortável, fora de controle e indefeso. Esses transtornos se enquadram em um conjunto de diferentes diagnósticos, dependendo dos sintomas e a severidade da ansiedade que a pessoa vivencia.

Se a uma pessoa se identificar com vários dos seguintes sinais e sintomas, e esses sintomas simplesmente não desaparecem, ela pode estar sofrendo de algum transtorno de ansiedade.

•  Estar constantemente tenso, preocupado, entediado;
  • Quando a ansiedade estiver interferir no trabalho, na escola ou nas responsabilidades familiares;
  • Quando é atormentado por medos que sabe que são irracionais, mas não consegue se livrar;
  • Quando acredita que algo ruim pode acontecer se as coisas não forem feitas de uma determinada maneira;
  • Quando evita situações ou atividades diárias, porque elas causam ansiedade;
  • Quando sente o coração acelerado e ataque de pânico;
  • Quando sente infortúnio e perigo em cada esquina.

Apesar das diferentes formas, todos os transtornos de ansiedade compartilham um sintoma principal: medo persistente ou preocupação grave nas situações em que a maioria das pessoas não se sentiriam ameaçadas.

Os sintomas emocionais da ansiedade

Além dos principais sintomas de medo e preocupação irracional e excessivo, outros sintomas emocionais comuns de ansiedade incluem:

• Sentimentos de apreensão ou temor;
  • Dificuldade de concentração;
  • Angustia e nervosismo;
  • Antecipando o pior;
  • Irritabilidade;
  • Inquietação;
  • Presenciando sinais de perigo;
  • Lapso de memória.

Os sintomas físicos de ansiedade

A ansiedade é mais do que apenas um sentimento. Como um efeito da reação de luta ou fuga do corpo, a ansiedade envolve uma ampla gama de sintomas físicos.

Devido os inúmeros sintomas físicos, a pessoa que sofre de ansiedade muitas vezes confunde o transtorno como uma doença física e poderá visitar muitos médicos e ir inúmeras vezes ao hospital antes que o transtorno de ansiedade seja descoberto.

Sintomas físicos mais comuns de ansiedade incluem:

• Taquicardia;
  • Sudorese;
  • Dor de estômago ou tonturas;
  • Micção frequente ou diarreia;
  • Falta de ar;
  • Tremores e contrações musculares;
  • Tensão muscular;
  • Dores de cabeça;
  • Fadiga;
  • Insônia;
  • Fraqueza física;
  • Falta de concentração.

Estes sintomas são graves e perturbadores o suficiente para fazer a pessoa sentir-se extremamente desconfortável, fora de controle e impotente.

Relação entre os sintomas de ansiedade e depressão

Muitas pessoas com transtornos de ansiedade também podem sofrer de depressão em algum momento. Ansiedade e depressão são comuns e derivam da mesma vulnerabilidade biológica, o que explica porque muitas vezes os dois sintomas aparecem juntos. A depressão faz a ansiedade piorar (e vice-versa), é importante procurar o tratamento para ambas as condições.

Entre em contato conosco agora! – (11) 4414-5577

Os ataques de ansiedade e seus sintomas

Os ataques de ansiedade, também conhecidos como ataques de pânico, são episódios de pânico ou medo intenso.

Os ataques de ansiedade geralmente ocorrem subitamente sem aviso prévio. Às vezes vem ao ficar preso em um elevador, por exemplo, ou de pensar na palestra que terá que dar. Mas em outros casos, os ataques podem surgir do nada.

Os ataques de ansiedade geralmente tem um pico dentro de dez minutos, e raramente duram mais do que trinta minutos. Mas durante esse curto período de tempo, o terror pode ser tão grave que faz a pessoa sentir como se estivesse prestes a morrer ou perder o controle totalmente.

Os sintomas físicos de ataques de ansiedade são tão assustadores que muitas pessoas acreditam que estão tendo um ataque cardíaco.

Depois que passa o ataque de ansiedade, a pessoa logo fica preocupada em ter outro, especialmente em algum lugar público onde a ajuda não estará disponível ou de onde a pessoa não poderá escapar facilmente.

Os sintomas de ataques de ansiedade incluem:

• Surto de pânico inconsistente
  • Sensação de perder o controle ou enlouquecer
  • Palpitações no coração ou dor no peito
  • Sentir que vai desmaiar
  • Dificuldade para respirar ou sensação asfixia
  • Intensidade da respiração
  • Ondas de calor ou calafrios
  • Tremor
  • Náuseas ou dores de estômago
  • Sentir-se isolada ou fora de si

Tipos de transtornos de ansiedade

Há seis principais tipos de transtornos de ansiedade, cada um com seu próprio perfil de sintomas distintos: transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de pânico (ataques de ansiedade), fobia, transtorno de estresse pós-traumático e transtorno de ansiedade social.

Entenda cada um dos tipos de transtornos de ansiedade:

Fale com a Clínica Maxwell – Ligue  (11) 4414-5577