Recuperação Dependentes Químicos, Alcoolismo e Depressão
Clínica com 38 anos de experiência na reabilitação de dependentes químicos, no tratamento do alcoolismo e depressão.
Ligue (11) 4414-5577
Ou preencha o formulário abaixo

A principal característica do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é preocupação excessiva. Todo mundo se preocupa em algum grau, em algum momento sobre algo em suas vidas. No entanto, a preocupação vivida por indivíduos com TAG é claramente fora de proporção com a probabilidade ou impacto do acontecimento real.

A preocupação é de longa data. Pessoas com TAG são preocupados crônicos que se sentem ansiosos quase todo o tempo, mesmos sem saber o por quê.

Ao contrário de uma fobia, onde o medo está ligado a uma coisa ou situação específica, o transtorno de ansiedade generalizada é difusa, um sentimento geral de medo ou desconforto por toda a vida. Esta ansiedade é menos intensa do que um ataque de pânico, mas muito mais duradoura, tornando a vida difícil e um relaxamento impossível.

Os aspectos de preocupações podem incluir saúde, finanças, responsabilidades do trabalho, segurança de um filho ou até mesmo preocupação excessiva em atrasar-se para um compromisso. A preocupação de quem possui transtorno de ansiedade generalizada é difícil de controlar e interfere com a tarefa diária. Por exemplo, os alunos podem ter dificuldade para obter seus deveres feitos e pais frequentemente descrevem a dificuldade em deixar o seu filho entrar no ônibus escolar.

Para algumas pessoas essa ansiedade crônica e preocupação são levadas para todas as situações em sua vida.

Especialistas em saúde reconhecem esta condição como transtorno de ansiedade generalizada. Embora a causa exata para TAG seja incerta, especialistas acreditam que é uma combinação de fatores biológicos e eventos de vida.

Não é incomum para algumas pessoas com TAG também ter outros problemas de saúde, como depressão ou transtorno do pânico. Estes podem ser influenciados pela atividade de determinados sistemas de substâncias químicas no cérebro.

Sinais e sintomas de transtorno de ansiedade generalizada

O primeiro sinal de transtorno de ansiedade generalizada é a preocupação crônica, irracional, que não pode ser desconexo.

Preocupações podem ser acompanhadas por sintomas físicos que incluem:

  • tremores;
  • espasmos;
  • tensão muscular;
  • dores de cabeça;
  • sudorese ou excitação.

A pessoa pode também sentir tontura, falta de ar, náuseas ou diarreia. Algumas pessoas podem sentir que têm protuberâncias em suas gargantas. Outros assustam mais facilmente.

O transtorno de ansiedade generalizada aparece gradualmente e muitas vezes, atinge as pessoas na infância ou adolescência, embora possa também iniciar-se na idade adulta.

De acordo com as estatísticas, esta ansiedade excessiva acontece vários dias e pode durar por pelo menos seis meses.

A ansiedade e a preocupação não são direcionadas para uma situação específica, como um ataque de pânico quando se tem transtorno do pânico, medo de ser constrangido em público quando se tem fobia social ou ser infectado como no transtorno obsessivo-compulsivo. A ansiedade, preocupação e os sintomas físicos causam sofrimento significativo na esfera social, ocupacional e outras importantes áreas de funcionamento.

É importante descartar que a ansiedade não é devido a drogas, medicamentos, álcool ou outra condição de saúde, como o hipertireoidismo.

Se as preocupações e medos constantes afastar a pessoa de suas atividades do dia-a-dia ou se ela estiver incomodada por um sentimento persistente de que algo ruim vai acontecer, essa pessoa pode estar sofrendo de transtorno de ansiedade generalizada (TAG). Pessoas com TAG possuem preocupações crônicas sentindo-se ansiosas quase todo o tempo, embora elas sequer sabem o porquê.

Problemas com TAG? Fale com a Clínica Maxwell – (11) 4414-5577

Preocupação “normal” ou transtorno de ansiedade generalizada?

Preocupações, dúvidas e medos é parte normal da vida. É natural ficar ansioso sobre seu próximo teste ou se preocupar com suas finanças após ser atingido por contas não esperadas.

A diferença entre preocupação normal e preocupação envolvida em transtorno de ansiedade generalizada é:

  • Excessivo
  • Intrusivo
  • Persistente
  • Debilitante

Por exemplo, após assistir a uma reportagem sobre um atentado terrorista no Oriente Médio, a pessoa pode sentir uma sensação temporária de inquietação e preocupação. Se ela apresenta um diagnóstico de TAG, no entanto, poderá preocupar-se por noites, e continuar se preocupando por dias sobre o assunto.

Compare os sintomas de uma preocupação normal e de transtorno de ansiedade generalizada:

Preocupação Normal

  • A preocupação não fica no caminho de suas atividades e responsabilidades diárias;
  • A pessoa é capaz de controlar a sua preocupação;
  • As preocupações, mesmo desagradável, não causam sofrimento significativo;
  • As preocupações são limitadas a um pequeno número específico, das preocupações reais;
  • As crises de preocupação duram apenas um curto período de tempo.

Transtorno de Ansiedade Generalizada:

  • A preocupação atrapalha, significativamente, seu trabalho, atividades, ou vida social;
  • A preocupação é um sentimento incontrolável;
  • As preocupações são extremamente perturbadoras e estressantes;
  • A pessoa se preocupa com todos os tipos de coisas, e tende a esperar o pior;
  • A pessoa se preocupa quase todos os dias por pelo menos seis meses.

Entre em contato conosco agora! Ligue (11) 4414-5577