Estresse
Estresse
A vida moderna é cheia de desafios, prazos, frustrações e exigências. Para muitas pessoas, o estresse é tão comum que já faz parte de sua rotina. Entretanto, poucos fatores são mais danosos ao corpo e a mente e mais destruidores da saúde pública do que o estresse.
O estresse é uma resposta física a eventos que perturbam o equilíbrio emocional de uma pessoa que observa e julga o evento como uma ameaça.
Quando há o julgamento de perigo, real ou imaginário, o medo e a ansiedade acionam, prejudicialmente, o organismo que, por sua vez, reage de forma sistemática por meio de reações químicas conhecidas como reação “de luta ou fuga”, ou resposta ao estresse.
A resposta ao estresse é uma maneira do corpo de se proteger dos efeitos negativos da carga química proveniente da sobrecarga emocional. Porém, o corpo tem um limite em sua capacidade de se recuperar de ataques de estresse. Passado este limite de auto recuperação, a deterioração do estado de saúde do indivíduo é gradativamente debilitante.
Tratamento do Estresse
A Clínica Maxwell trabalha no tratamento para o estresse há mais de 40 anos e entende que são muitos os fatores que podem influenciar para ocasionar este tipo de problema.
O foco é ajudar o paciente a enfrentar o estresse e procurar entender a raiz do problema.
Procuramos esclarecer inicialmente ao paciente de estresse, no que chamamos de Reunião dos Novos, a dinâmica do tratamento e do procedimento psicoterapêutico a que o paciente será submetido.
O método de tratamento da Clínica Maxwell inclui interferência medicamentosa, socioterapia, grade de atividades terapêuticas e instalações sofisticadas para propiciar o ambiente terapêutico mais agradável para refazer o projeto de vida e readquirir a esperança de uma vida melhor.
Nos preocupamos para que as atividades não se tornem apenas mera ocupação de tempo, mas sim aprendizados em todo o seu sentido.
Como reagimos ao estresse?
É muito importante aprender a reconhecer quando os níveis de estresse estão fora de controle.
O fator mais perigoso a respeito do estresse é a rapidez com que sai do controle. A pessoa não percebe as consequências iniciais do estresse de forte impacto.
Os sinais e sintomas de sobrecarga de estresse podem ser quase incógnitos. O estresse afeta a mente, o corpo e o comportamento de muitas maneiras, e as pessoas experimentam o estresse de maneiras diferentes.
O estresse pode não só sobrecarregar levando a pessoa a sérios problemas de saúde mental e físicos, como pode influenciar em relacionamentos em casa, no trabalho e nos locais de estudo.
Sinais e sintomas do estresse
Os quadros a seguir nos apresentam alguns sinais de alerta e sintomas relacionados ao estresse.
O importante é ficar atento, pois quanto mais sinais a pessoa encontrar em si mesma, maior as chances de estar sofrendo de estresse:
Sintomas Cognitivos
Problemas de memória;
Incapacidade de concentração;
Dificuldade em tomar decisões;
Pessimismo;
Ansiedade;
Constante preocupação.
Sintomas Emocionais
Mau humor;
Irritabilidade;
Agitação;
Sentimento de sobrecarga;
Solidão ou isolamento;
Depressão ou tristeza.
Sintomas Físicos
Diarreia ou obstipação;
Dores;
Náuseas;
Tonturas;
Dor no peito;
Batimentos acelerados;
Perda do desejo sexual;
Resfriados frequentes.
Sintomas Comportamentais
Comer demais ou bem menos;
Dormir demais ou muito pouco;
Isolar-se dos outros;
Negligenciar responsabilidades;
Usar álcool, cigarros, drogas;
Hábitos nervosos (como roer unhas).
Tenha em mente que os sinais e sintomas de estresse também podem ser causados por outros fatores psicológicos ou médicos.
Caso esteja enfrentando alguns dos sinais de alerta de estresse, é recomendável consultar um profissional para uma avaliação completa. O médico poderá informar se os sintomas estão relacionados ou não ao estresse.
O estresse pode causar danos à vida de uma pessoa. A quantidade de estresse pode variar de pessoa para pessoa, afinal somos todos diferentes. Há pessoas capazes de sair aos socos com outra, enquanto outras desmoronam diante de obstáculos e frustrações bem menores.